O que é TCO? Saiba tudo sobre o Custo Total de Propriedade
O que é TCO?
Do inglês Total Cost of Ownership, TCO ou Custo Total de Propriedade é o cálculo de todos os valores que compõem ativos, produtos e ferramentas que pertencem à empresa, seja a curto ou longo prazo.
Porque o Custo Total de Propriedade revela quanto será o investimento real para aquisição de ativos para a empresa. E isso permite projeções mais precisas e decisões mais estratégicas.
Por que é importante calcular o TCO?
Como calcular o TCO?
O TCO avalia uma série de fatores, que variam de acordo com o tipo de negócio. Por isso, não se usam fórmulas prontas como é possível em outros casos administrativos.
No entanto, os seguintes números não podem ficar de fora do cálculo de TCO:
Custos visíveis
1
São aqueles quantificáveis ou previsíveis. Literalmente os custos que se podem ver.
Numa frota, trata-se do custo dos veículos, manutenção preventiva, impostos e gastos com combustível.
Esses custos caracterizam-se por sua imprevisibilidade quanto ao tamanho do gasto. Ainda pensando em frotas, podemos destacá-los como o da depreciação dos veículos, manutenção corretiva e indisponibilidade de automóveis, por exemplo.
Custos ocultos
2
Custos de aquisição
3
Aqui entram os valores gerais da compra de serviços necessários para a operação.
Tempo gasto com pesquisa de mercado, busca de fornecedores e compra de plataforma também entram nessa categoria.
Aqui, contabilizam-se todos os custos necessários para que o produto ou o serviço contratado seja implementado, inclusive a contratação de consultores e outros prestadores de serviço.
Custos de implementação
4
Custos de manutenção
5
Por fim, para calcular o TCO é importante computar os valores investidos em mensalidades, licenças, atualizações e consultoria envolvida durante a utilização de ferramentas, plataformas e serviços.
Quais são os benefícios de entender o Custo Total de Propriedade?